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Motivação pelo exemplo: entenda a importância do líder para as equipes

Motivação pelo exemplo: entenda a importância do líder para as equipes

Você já sentiu que não fazia parte da empresa, sem saber ao certo como executar suas tarefas ou a quem responder? Muitos profissionais têm esse sentimento, e esta é justamente uma das principais causas de pedidos de demissão.

Por definição, o líder é alguém que tem autoridade para comandar uma equipe e, assim, exerce influência sobre o pensamento e o comportamento de outras pessoas. Por isso, podemos dizer que o líder é um influenciador dentro do círculo que frequenta, já que é a partir da coordenação dele que as pessoas tomarão uma decisão.

Por muitos anos, líder e chefe foram palavras usadas como sinônimos, mas se engana quem pensa que elas não passam a mesma mensagem. Enquanto o chefe é visto como uma pessoa que concentra o poder de um cargo em si e não aceita muito bem a opinião da equipe, o líder é uma figura mais aberta para o diálogo, que tem disposição para construir um ambiente de trabalho colaborativo e mais plural. 

Outro mito associado ao líder tem relação com a postura. Muitas empresas - e profissionais que estão em posição de liderança - ainda acham que o líder precisa ser uma pessoa extremamente séria e que está sempre atrás de cobranças. Na verdade, o líder precisa, sim, ser visto como exemplo de boa conduta, pontualidade, ética e compromisso, mas isso não quer dizer que ele está acima dos outros. O bom líder é aquele que tem humildade para reconhecer que não sabe tudo e que precisa da equipe para fazer um bom trabalho.

Talvez a maior responsabilidade do líder seja a motivação pelo exemplo. Para você compreender melhor o que queremos dizer, pense em duas situações. 

A primeira é sobre um líder que não faz feedbacks com a equipe, vive ausente, está sempre pressionando por mais resultados e não reconhece o que já foi feito. A segunda é sobre um chefe acessível, que acompanha o dia a dia de cada colaborador, está por dentro das demandas e se mostra disponível para contribuir com os desafios da equipe. Entre esses dois líderes, qual você acredita que terá mais sucesso?

Respondeu o segundo? Então, está claro para você que a liderança é construída junto com outras pessoas. No caso do primeiro líder, ele não entende que a missão dele é comandar pelo exemplo. Logo, a equipe que trabalha com ele provavelmente não terá o suporte necessário para desenvolver um bom trabalho. 

Se você está em um cargo de liderança, faça uma autoanálise. Cada detalhe faz a diferença na percepção que sua equipe tem de você. Se julgar necessário, ajuste seu comportamento e a imagem que você transmite no trabalho. 

O essencial é não deixar de buscar aperfeiçoamento.  

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