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Marketing ágil: o que é e por que investir?

Marketing ágil: o que é e por que investir?

O setor de marketing é um dos que mais muda. O ritmo de novidades é muito acelerado, principalmente no digital. Nas redes sociais, por exemplo, as coisas mudam de semana para semana, ou até de um dia para o outro. Surgem memes, virais, trends e novos formatos de conteúdo. E para acompanhar tudo isso, as empresas precisam ficar de olho no que é tendência.


Hoje, não faz mais sentido programar ações a longo prazo, como costumava ser feito no marketing tradicional. Ações que são planejadas com muita antecedência podem perder o impacto e até cair no esquecimento do público. Por isso, os empreendedores têm apostado cada vez mais no marketing ágil, uma estratégia criada para que as empresas respondam rapidamente às mudanças do mercado.


O marketing ágil insere as equipes de marketing na era digital, de forma colaborativa e focada no consumidor. A metodologia traz mais dinamismo para gerenciar projetos de ciclos curtos de trabalho, impedindo que a ação perca o sentido.


Como o próprio nome diz, o marketing ágil é mais rápido e objetivo. Ele deriva das metodologias ágeis, também conhecidas como “agile”, que têm origens na área de desenvolvimento de softwares. Essas metodologias começaram a ser pensadas por desenvolvedores na década de 1970, motivados por criar produtos melhores e mais dinâmicos.


Para que o marketing ágil seja colocado em prática, as equipes devem ser mais flexíveis, abertas para reconhecer novos comportamentos, focadas na relação com o consumidor e dispostas a avaliar as estratégias em períodos mais curtos. Com essas mudanças, a área de marketing tende a ser mais produtiva e, consequentemente, consegue realizar entregas melhores.


A colaboração é um pilar importante para o marketing ágil. Afinal, a proposta é romper com a ideia de estruturas e setores isolados. Nesse modelo, o conhecimento é compartilhado entre a equipe e com outros departamentos (vendas, TI etc.), com foco total na expectativa do cliente.


Outro ponto importante é a abordagem não-linear e interativa. Antes, o marketing costumava criar ações e campanhas lineares. Mas, como já comentamos acima, essas campanhas demandam muito tempo para ficarem prontas, o que atrapalha possíveis adaptações e correções.


Portanto, o marketing de 2022 deve ser voltado para o agora, com ações de curto e médio prazo. O ideal é aproveitar o momento para gerar conexão. Para isso, é necessário planejar e fazer avaliações mais constantes, para que seja mais fácil mensurar o desempenho dos projetos.






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