INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇAS DE SUCESSO
A ideia de que um bom líder é uma pessoa viciada em
trabalho, que coloca a família em segundo plano e não cuida da sua saúde mental
já é ultrapassada. Hoje em dia, um dos fatores mais essenciais para liderar uma
equipe de sucesso é o equilíbrio, em todos os sentidos da palavra. É aí que
entra em jogo a Inteligência Emocional (IE).
De nada adianta trabalhar 18 horas por dia, inclusive
nos finais de semana, e estar mais cansado do que o time que você lidera. Um
bom gestor deve, em primeiro lugar, ser um bom exemplo. A Inteligência Emocional
se resume, basicamente, em saber reconhecer, entender e lidar com os seus próprios
sentimentos - e os dos outros. É assim que se lidera nos dias de hoje. Pode-se
dizer que esta capacidade é a chave para o sucesso de vários líderes e
empresas.
Segundo Daniel Goleman, psicólogo e jornalista
científico especializado em IE, os cinco pilares da Inteligência Emocional são:
conhecer as próprias emoções, controlar essas emoções, automotivação, empatia e
saber se relacionar interpessoalmente. Desenvolvendo a sua Inteligência Emocional,
o líder consegue cuidar da sua saúde mental, aumentando sua autoestima e
autoconfiança e, consequentemente, melhorar a relação com a sua equipe, liderando
de uma maneira determinada e equilibrada.
Todo líder de sucesso sabe que, para alcançar os
objetivos e atingir as metas, é preciso despertar o potencial de cada um dos
membros do time e ajudá-los a explorar seu potencial da melhor forma possível.
Quando eles conseguem incentivar os demais a se tornarem melhores, os
resultados surgem de maneira natural. E um líder só consegue estimular uma
equipe a dar o seu máximo quando ele mesmo está no seu melhor, fisicamente e psicologicamente.
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