Blog

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇAS DE SUCESSO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇAS DE SUCESSO

A ideia de que um bom líder é uma pessoa viciada em trabalho, que coloca a família em segundo plano e não cuida da sua saúde mental já é ultrapassada. Hoje em dia, um dos fatores mais essenciais para liderar uma equipe de sucesso é o equilíbrio, em todos os sentidos da palavra. É aí que entra em jogo a Inteligência Emocional (IE).

 

De nada adianta trabalhar 18 horas por dia, inclusive nos finais de semana, e estar mais cansado do que o time que você lidera. Um bom gestor deve, em primeiro lugar, ser um bom exemplo. A Inteligência Emocional se resume, basicamente, em saber reconhecer, entender e lidar com os seus próprios sentimentos - e os dos outros. É assim que se lidera nos dias de hoje. Pode-se dizer que esta capacidade é a chave para o sucesso de vários líderes e empresas.

 

Segundo Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico especializado em IE, os cinco pilares da Inteligência Emocional são: conhecer as próprias emoções, controlar essas emoções, automotivação, empatia e saber se relacionar interpessoalmente. Desenvolvendo a sua Inteligência Emocional, o líder consegue cuidar da sua saúde mental, aumentando sua autoestima e autoconfiança e, consequentemente, melhorar a relação com a sua equipe, liderando de uma maneira determinada e equilibrada.

 

Todo líder de sucesso sabe que, para alcançar os objetivos e atingir as metas, é preciso despertar o potencial de cada um dos membros do time e ajudá-los a explorar seu potencial da melhor forma possível. Quando eles conseguem incentivar os demais a se tornarem melhores, os resultados surgem de maneira natural. E um líder só consegue estimular uma equipe a dar o seu máximo quando ele mesmo está no seu melhor, fisicamente e psicologicamente.






Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário