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Habilidades do profissional do futuro para começar a aprender agora mesmo

Habilidades do profissional do futuro para começar a aprender agora mesmo

A transformação digital é uma realidade que influencia a forma como trabalhamos, aprendemos, consumimos e nos relacionamos. No campo do empreendedorismo, isso não é diferente! A cada dia, precisamos estar mais abertos para aprender novas competências e entender como o avanço da tecnologia pode mudar a experiência do cliente. 

Então, se o cenário exige adaptação, quais são as habilidades essenciais que o profissional do futuro deve ter? Segundo o Fórum Econômico Mundial, em pesquisa divulgada em outubro de 2020, todo profissional precisa desenvolver, no mínimo, 15 habilidades para continuar relevante no mercado. São elas:

1. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;

2. Pensamento analítico e inovação;

3. Criatividade, originalidade e iniciativa; 

4. Liderança;

5. Inteligência emocional;

6. Pensamento crítico;

7. Resolução de problemas complexos; 

8. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; 

9. Programação;

10. Ser orientado aos serviços para o cliente; 

11. Raciocínio lógico;

12. Experiência do usuário; 

13. Uso, monitoramento e controle de tecnologias; 

14. Análise e avaliação de sistemas;

15. Persuasão e negociação.

Ao ler a lista, você conseguiu mensurar quantas habilidades precisa melhorar? Ou, indo ainda mais longe, quantas competências deve aprender do zero? Ter em mente o que você domina e o que ainda não faz parte da sua rotina é o primeiro passo para começar a aplicar as habilidades do profissional do futuro.

Se essa lista pareceu complexa à primeira vista, pense a partir das áreas de conhecimento, como estratégias de aprendizagem, tecnologia, competências interpessoais e intrapessoais e pensamento crítico. Agora, analise o que você sabe solucionar e o que depende do auxílio de outras pessoas.

A aprendizagem contínua, também conhecida pelo termo lifelong learning, é um bom jeito de não ficar para trás. Significa que você procura aprender algo novo com frequência, sem ter preguiça de recomeçar. Logo, tem tudo a ver com os itens aprendizagem ativa e resiliência, mencionados na pesquisa. 

Para finalizar, é fundamental entender que o preparo para o mercado do futuro não inclui só o aprendizado das chamadas hard skills - as técnicas e os conhecimentos profissionais. Você também deve valorizar o modo como administra suas emoções e, ao mesmo tempo, lida com os sentimentos do outro, fatores essenciais para as soft skills. Afinal, conviver com outras pessoas, seja em equipe, com parceiros estratégicos ou clientes, sempre exige flexibilidade e tolerância.  

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