Emotional Branding e a conexão com o cliente
Já parou para pensar como uma empresa consegue se
conectar com um cliente? Parece difícil, né? E é! Mas o Emotional Branding
deixa tudo mais fácil.
O Emotional Branding é uma evolução do branding
tradicional que ajuda uma marca a se conectar com seu consumidor de uma maneira
mais profunda, fazendo com que o cliente se sinta apaixonado pela empresa.
Adotada por grandes nomes do mercado, como Apple e
Nike, essa estratégia parte da mesma premissa do branding (criar um conjunto de
ações que ajudam a construir a imagem e o valor de uma marca), mas em vez de
utilizar argumentos racionais, ela atinge o emocional do público. É claro que
qualidade e performance continuam sendo importantes, mas aqui os valores pesam
mais. É sobre fazer o seu público se identificar com a empresa.
Para construir um Emotional Branding, é essencial ter
um propósito. A Nike, por exemplo, utiliza a coragem e a superação. A Apple
luta contra o status quo. Além disso, nada adianta o posicionamento da sua
empresa ficar claro apenas para os gestores, ele precisa ser evidente para os
colaboradores e para o público.
Posicionamento definido? O próximo passo é construir
toda a estratégia de comunicação da marca ao redor dele, tendo o seu propósito
sempre em mente. Focar em storytelling é uma ótima ideia. Fazendo isso, o
público vai se identificar com a marca até o ponto de se apaixonar.
0 Comentários