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Cinco erros de produtividade que podem prejudicar seu negócio

Cinco erros de produtividade que podem prejudicar seu negócio

Produtividade é a capacidade de desempenhar diferentes atividades de maneira otimizada. 


Muitas pessoas associam a ideia de produtividade ao modo de produção 220v, feito com pressa. Na verdade, o termo não tem a ver com o quão rápido uma tarefa pode ser executada, e sim com a organização e a prioridade ao realizá-la.


Uma equipe produtiva demonstra domínio de funções, autonomia, segurança, cooperação e liderança, mesmo quando a rotina sai dos eixos. Para ser produtivo, é preciso definir um planejamento de atividades, de forma que seja possível visualizar a quantidade de coisas que precisam ser resolvidas e o tempo de trabalho que será gasto em cada uma delas.


Quando o time está desestabilizado, a empresa tende a entregar soluções mais superficiais e desalinhadas com a expectativa do cliente. 


Para evitar que a baixa produtividade abale a imagem que o mercado tem do seu negócio, listamos cinco fatores que podem ser prejudiciais. Confira!


1. Falta de comunicação interna


Os chamados ruídos na comunicação interna podem causar dor de cabeça para colaboradores e gestores. Se há falhas na comunicação, é possível que também haja sobrecarga de trabalho, tarefas mal desempenhadas, acúmulo de funções e mal-entendidos. Uma ação efetiva para solucionar as falhas é manter feedbacks regulares com a equipe. 


2. Processos não padronizados


Uma empresa que não tem processos bem definidos nunca será totalmente produtiva. Não importa se o negócio é de pequeno, médio ou grande porte. Sem um padrão, os colaboradores acabam desempenhando as mesmas tarefas de maneiras diferentes, muitas vezes perdendo mais tempo do que o necessário.


3. Falta de gerenciamento de tecnologias


As ferramentas de gestão tecnológica são importantes para o destaque competitivo de qualquer negócio. A partir delas, a empresa tem maior domínio das informações coletadas e das atividades em execução. 


4. Falta de planejamento


O planejamento é o guia de estratégias de uma empresa. Com ele, são colocados em prática planos e ações para que um negócio possa atingir novas metas.


Sem um planejamento, a equipe fica desnorteada, sem saber quais estratégias seguir. Isso dificulta ainda mais o crescimento da empresa e o reconhecimento de fragilidades internas.


5. Falta de monitoramento


O monitoramento é uma ação que busca acompanhar a evolução das atividades da empresa e da própria equipe. Quando o gestor não monitora os processos internos, o negócio tem mais chances de ter falhas de serviço e atendimento.






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