Blog

Anywhere office: o que esperar do ‘home office do futuro’

Anywhere office: o que esperar do ‘home office do futuro’

O regime home office ganhou um novo status com a pandemia de Covid-19. Se antes da exigência de distanciamento social o modelo já era promissor, hoje ele é uma tendência consolidada em diversas empresas. Apenas em 2020, 46% das organizações brasileiras apostaram no formato para manter suas atividades. O percentual corresponde à Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em abril do mesmo ano. O estudo considera dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o país.


Impulsionado pelo sucesso de adesões do home office, outro tipo de trabalho realizado longe dos escritórios tradicionais promete ser uma realidade pós-pandemia: o regime anywhere office.


Mas o que é anywhere office? O termo em inglês pode ser traduzido para o português como “escritório em qualquer lugar”. Trata-se de um sistema de trabalho que possibilita que as pessoas façam suas tarefas em qualquer lugar. Assim, as funções podem ser feitas tanto em casa, quanto no escritório ou no espaço de coworking. 


E se ambos formatos funcionam a distância, qual é a verdadeira diferença entre eles? O anywhere office permite que os profissionais tenham mais flexibilidade para escolher o ambiente de trabalho. É possível trabalhar de casa, sim. Ao mesmo tempo que é permitido trabalhar em outra cidade, estado e até mesmo país. Esse formato não exige que o profissional esteja fixo ou disponível em determinado local, o que garante maior autonomia e conforto para o colaborador. 


Da mesma forma como aconteceu com o home office, algumas empresas já estão pensando no futuro e implantando o anywhere office. Entre os benefícios do modelo, destacam-se a economia de gastos com um escritório padrão e o deslocamento da equipe, a ampliação da representação da marca em regiões distintas e a oportunidade de aumentar a diversidade da organização. Afinal, se a equipe não precisa, necessariamente, estar reunida em um local fixo, é possível contratar pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo!  


Antes de começar a usar o modelo de trabalho anywhere office, é preciso implementar ferramentas e estratégias para garantir a sinergia em equipe. A comunicação continua sendo uma peça-chave em qualquer empresa. Portanto, as organizações devem reforçar o papel da comunicação na qualidade do ambiente de trabalho e na excelência dos serviços prestados. Além disso, é imprescindível contar com uma boa conexão com a internet, já que a ferramenta será necessária para conectar profissional e empresa. 


Ainda que seja uma forte tendência, o anywhere office não substitui o contato humano. Para que uma empresa cresça e alcance resultados, é fundamental estabelecer o contato com clientes e colaboradores. Mesmo assim, por ser um regime mais flexível e em expansão, o anywhere office também comporta e incentiva ambientes colaborativos. 








Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário