Blog

A importância do planejamento financeiro para o crescimento do seu negócio

A importância do planejamento financeiro para o crescimento do seu negócio

Se você quer ter um negócio de sucesso e com segurança a longo prazo, é essencial montar um planejamento financeiro bem pensado e organizado. Sabemos que é normal se perder na correria do dia a dia da empresa, mas a criação de um plano financeiro faz com que seja possível entender o que é necessário para o crescimento do seu negócio.

 

O planejamento financeiro permite a visualização de todas as áreas da empresa, fazendo com que fique mais fácil entender quais delas precisam de mais recursos e quais já têm recurso suficiente. Assim, o risco de perder boas oportunidades diminui bastante.

 

Mas como montar um planejamento financeiro na prática?

 

Um plano financeiro deve conter: previsão de vendas, projeção dos ativos necessários para apoiar as vendas, projeção de fundos gerados dentro da organização, projeção de fundos externos necessários, identificação dos meios para angariar fundos e avaliação do efeito dos planos sobre índices financeiros e preço das ações.

 

Comece analisando o seu fluxo de caixa e entendendo quanto dinheiro você recebe e quanto dinheiro você gasta. A partir disso, avalie quais são os seus maiores custos, o que você pode cortar e quais áreas merecem um investimento maior. Também é importante analisar as tendências econômicas da região onde a sua empresa atua.

 

Lembre-se que é preciso atualizar o seu plano financeiro com frequência! A tarefa nunca estará completamente finalizada, pois o mercado flutua bastante.






Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário