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5 dicas para começar o ano com um bom planejamento

5 dicas para começar o ano com um bom planejamento

Os primeiros meses do ano costumam servir de guia para definir como a empresa pretende se posicionar. Se dezembro é conhecido como o mês do balanço anual, janeiro é marcado por um novo planejamento, que prevê estratégias e adaptações conforme os resultados do ano que passou.


Para começar o ano com o pé direito, você precisa ter em mente o que foi positivo e o que foi negativo para o seu negócio. Com essas informações em mãos, está na hora de traçar os próximos passos para um 2022 de sucesso! 


A seguir, reunimos cinco itens que devem aparecer no seu planejamento de ano novo. São ações que vão auxiliar a direcionar escolhas e tornar a sua gestão mais assertiva. Confira!


1. Faça um planejamento estratégico

Determine um plano de crescimento anual com metas a curto, médio e longo prazo. Para isso, leve em consideração o que não foi produtivo no ano anterior. 


O planejamento também deve conter ideias de estratégias para atingir os objetivos. 


2. Avalie o que os clientes buscam

Repense como os clientes chegam até o seu negócio e quais diferenciais encontram. Liste as necessidades do seu nicho e pondere como o seu serviço/produto tem oferecido soluções. 


Outra parte do processo é analisar os concorrentes. Identifique quais são os pontos negativos e positivos do serviço/produto e do atendimento. Depois, compare como a sua empresa pode adaptar soluções.


3. Defina planos de ação

O plano de ação é uma forma de organizar metas, prazos e responsabilidades. Nele, devem constar as ações propostas, os responsáveis por elas e os parâmetros para acompanhar o andamento dos projetos. 


Descrever todos os processos irá ajudá-lo a organizá-los e cumprir os prazos estabelecidos. 


4. Analise necessidades e mudanças internas

Pondere o que precisa ser atualizado em procedimentos, rotinas e ferramentas internas. Avalie, também, se as equipes estão alinhadas com as metas da empresa.


5. Monitore os resultados

Para medir resultados, você não precisa esperar até o balanço anual. Após determinar as estratégias e colocá-las em prática, mantenha uma avaliação frequente.


Acompanhe os resultados de acordo com o perfil da empresa, de forma semanal, quinzenal ou mensal. Assim, será mais fácil melhorar custos, reduzir despesas e aproveitar oportunidades!






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