Blog

Soft skills: o que mudou e o que continua sendo importante

 Soft skills: o que mudou e o que continua sendo importante

As soft skills são aquelas habilidades que vão muito além do conhecimento técnico. São características subjetivas que determinam como uma pessoa lida com os seus sentimentos e desafios, com as suas tarefas e com as outras pessoas ao seu redor. Elas têm se tornado cada vez mais importantes no mundo dos negócios, sendo analisadas em recrutamentos e entrevistas de emprego. E é natural que, com a mudança das tendências do mercado, as soft skills mais buscadas e valorizadas também mudem. 


De acordo com o relatório Future of Jobs, do World Economic Forum, muita coisa mudou em cinco anos, mas algumas continuam iguais. O estudo fez uma comparação entre as soft skills mais importantes em 2015 e em 2020, e a capacidade de solucionar problemas complexos veio em primeiro lugar em ambos os anos. No entanto, em 2015, a segunda soft skill mais valorizada era o relacionamento com os outros, mas a partir de 2020 o pensamento crítico, que estava em quarto lugar em 2015, subiu na lista.


Em 2015, a gestão de pessoas vinha em terceiro lugar, mas caiu para o quarto em 2020, sendo superada pela criatividade, que estava em décimo lugar em 2015. A quinta soft skill considerada mais importante em 2015 era a negociação, que continua sendo importante, mas apenas em nono lugar, em 2020. Mas qual é a quinta soft skill mais valorizada atualmente, então? A empatia com os outros!


Em 2020, a inteligência emocional se tornou imprescindível, ocupando o sexto lugar, que era do controle de qualidade em 2015. A sétima e a oitava soft skill mais valorizada se inverteu: em 2015, era orientação para serviços e, depois, bom senso e tomada de decisão. Agora, o bom senso e a tomada de decisão vêm antes. Por fim, a escuta ativa era a nona qualidade mais importante em 2015, seguida da criatividade. A flexibilidade cognitiva entrou para a lista e ocupou a décima posição em 2020. 


É importante ressaltar que muitas dessas mudanças ocorreram em função da pandemia e da nova forma de trabalho a qual todas as empresas tiveram que se adaptar. Também é importante saber que as soft skills mais valorizadas estão em constante mudança, mas todas elas são importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional, independentemente de qual esteja no topo da lista.






Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário