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Cultura organizacional horizontal: saiba como melhorar o desempenho da sua empresa

 Cultura organizacional horizontal: saiba como melhorar o desempenho da sua empresa

Você conhece ou já passou por alguma empresa que tem uma ordem hierárquica extremamente definida? Geralmente, essas empresas têm muitas estratificações de cargos, o que faz com que apenas alguns colaboradores sejam ouvidos. Nos casos onde há o famoso “chefe do chefe”, em que é quase inviável propor uma troca de ideias com toda a equipe, parte dos funcionários tende a ficar mais desmotivada e exausta. 


Se o seu negócio opera em um modelo de hierarquia tradicional, uma boa maneira de instigar a colaboração entre o time é por meio da adoção de uma cultura organizacional horizontal. Mas, afinal, o que é isso?


A cultura organizacional horizontal pode ser entendida como um conjunto de ações que consideram hábitos, crenças e valores ao compor o ambiente de trabalho. Neste formato, a organização busca ouvir mais os colaboradores, para que a equipe possa contribuir com sugestões e participar das tomadas de decisão.


Quando falamos sobre o poder de decisão, em especial, não estamos dizendo que os colaboradores não devem mais depender da aprovação de um superior. O grande diferencial da cultura organizacional horizontal é que as pessoas têm autonomia para criar soluções e opinar em projetos. Assim, o supervisor passa a integrar as rotinas de trabalho da equipe e dar mais espaço para o crescimento individual de cada pessoa. Por isso, empresas que já implantaram a cultura organizacional horizontal relatam que os funcionários têm mais senso de independência e alcance de resultados.  


A palavra que mais representa o efeito da cultura organizacional horizontal é pertencimento. Os colaboradores ficam mais motivados, têm facilidade para resolver conflitos internos e sofrem menos pressão hierárquica. A comunicação também melhora. O chefe, na figura de líder, é responsável por mediar as decisões, coordenando a equipe para encontrar o melhor caminho. Ou seja, as chances de esgotamento mental tendem a cair, porque todo o grupo trabalha de forma equilibrada.


De modo geral, todos ganham! Para a empresa, os benefícios são maior engajamento dos colaboradores, excelência na execução de serviços e, muitas vezes, economia de custos, pois não será preciso contratar tantos gerentes para fiscalizar os departamentos. Já para os funcionários, há visível diminuição da carga de estresse e ansiedade, além de potencializar as chances de crescimento e desenvolvimento profissional dentro da organização. 






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