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Transformação digital: conheça as novas perspectivas de consumo

Transformação digital: conheça as novas perspectivas de consumo

A transformação digital pôs fim a ideia de quantidade ser sinônimo de qualidade. Se antes as empresas priorizavam a criação de novos produtos, agora o que mais vale é investir na satisfação do cliente. 


Isso porque a tecnologia tem facilitado funções e tornado ações mais acessíveis para os consumidores. Os canais de venda digital, por exemplo, revelam um consumidor ainda mais poderoso, porque há novas opções de escolhas. Consequentemente, também cresce a concorrência para os negócios, que precisam adaptar estratégias e serviços para continuar relevantes. 


A chamada era do diálogo, que está acontecendo, é marcada pela influência do digital nas relações de consumo. As mudanças já eram uma tendência, mas ganharam uma dimensão ainda maior com a pandemia de Covid-19. 


Segundo um levantamento divulgado em fevereiro deste ano pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas online foi de 68% na comparação com 2019. O faturamento do e-commerce saiu de 5% no final de 2019 para um patamar acima de 10% em alguns meses de 2020. Além disso, a associação indica que 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais. 


Com tantas mudanças, o que fazer para tornar um negócio digital?


Existem algumas tendências que devem refletir no perfil e na experiência dos consumidores em 2022. De acordo com a Worth Global Style Network (WGSN), empresa especializada na previsão de tendências, são elas:


Novos otimistas

Consumidores mais abertos para consumir. Como estratégia, desenvolva produtos e serviços que acompanhem esse estilo de vida, mais prático e hiperconectado.


Comunitários

Consumidores que querem fazer parte de uma comunidade, continuando ativos e relevantes nos lugares onde vivem e trabalham. Para atendê-los, invista em economia circular.


Estabilizadores

Consumidores que dão prioridade a um relacionamento transparente com as marcas. Por terem um sentimento de incerteza, a melhor opção é apostar em produtos que despertem decisões simples e rápidas. 







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