Gerenciamento de equipe e liderança autêntica: 3 dicas para colocar em prática
A liderança é uma das bases para o crescimento de qualquer empresa.
Sem ela, é impossível montar uma equipe consistente. Os novos funcionários não recebem o devido treinamento para executar as tarefas. Consequentemente, não desenvolvem valores em comum com a empresa e não sentem confiança para ascender. Já os funcionários mais antigos perdem a motivação de seguir entregando um trabalho de excelência, porque enxergam que não há oportunidades de crescimento profissional, avanço de benefícios ou reconhecimento interno.
É aí que entra o papel do líder. Um líder autêntico é aquele que entende que o seu trabalho está acima dos seus interesses pessoais. Ele concentra todos os esforços em atender as necessidades dos seus liderados, pois sabe que a qualidade do ambiente de trabalho interfere diretamente na qualidade de vida do time. E podemos garantir: a equipe liderada por esse profissional entregará muito mais resultados.
Mais do que produtividade, a empresa que acredita em uma liderança autêntica está de olho na felicidade das pessoas que participam ativamente da construção dela. É uma relação mútua. Afinal, hoje, a decisão de seguir em um emprego não depende apenas do fator salarial. Na realidade, as pessoas buscam encontrar o equilíbrio entre realização profissional e pessoal. Portanto, o salário emocional também conta!
Dito isso, vamos para a prática?
Estas são as três estratégias que seguimos aqui na QualiAudio para melhorar nossa gestão e fortalecer o relacionamento com a equipe:
1 - O exemplo arrasta
Não adianta ficar só na teoria. Se você quer que a equipe siga uma mesma linha de raciocínio, o ideal é que você viva essa linha de raciocínio.
2 - O seu foco deve ser nas pessoas
Das pessoas da sua equipe até os seus clientes. Para fazer uma gestão efetiva, que realmente cause um impacto positivo, é fundamental pensar as expectativas das pessoas que fazem parte do seu negócio.
3 - Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é ampla. Vai desde escutar ativamente os seus clientes até a sua equipe interna.
E para você, qual seria a quarta?
0 Comentários