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Entenda como manter um bom relacionamento com seus clientes

Entenda como manter um bom relacionamento com seus clientes

Você certamente já ouviu que o bom atendimento é o que faz o cliente voltar, certo? Embora pareça clichê, a relação que o público cria com a sua marca muda a forma como ele consome.


Para que você possa entender melhor, pense no exemplo de um cliente fiel, que já compra do seu negócio há anos. Mesmo com a variedade de ofertas, ele escolhe a sua empresa. E parte dessa escolha é consequência de como o negócio age.


Os canais de comunicação da empresa sintetizam a conexão emocional com o público. Através deles, o cliente pode conhecer melhor a marca, saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos e construir um elo de confiança. Hoje, com a variedade de redes sociais disponíveis, a abordagem de comunicação das empresas precisa ser uniforme, de modo que todos os canais estejam conectados. 


Existem alguns passos que devem ser respeitados para construir um bom relacionamento a longo prazo. Sem eles, é possível que o negócio fique sem direcionamento e até perca a essência de proximidade.


A seguir, você conhece quais são eles.


Foque em activation e onboarding

A primeira impressão é a que fica. Se o cliente não encontrar as informações que precisa logo nos primeiros minutos de contato, ele provavelmente vai procurar outra alternativa. Então, a integração de dados nas plataformas de atendimento é uma das primeiras tarefas que você deve fazer. 


Segmente o público 

Quando falamos em unificar a comunicação, não significa adotar a mesma estratégia para todos os clientes. Cada público tem uma dor diferente. Por isso, as ações de marketing devem olhar para os clientes com individualidade. 


Aqui, é importante segmentar os usuários com base em dados de localização, hábitos de compra e comportamento de consumo nas redes sociais. 


Personalize a experiência 

Depois de entender quem é o seu público e segmentá-lo, você precisa adaptar a comunicação. As campanhas individualizadas são exemplos de personalização, já que o cliente irá receber uma ação voltada para o que precisa no momento e, assim, tenderá a engajar mais.


Foque no canal que o cliente está

As pessoas engajam em seus canais preferidos. Logo, saber qual canal o cliente mais consome precisa fazer parte da sua estratégia. É assim que o seu negócio será lembrado pelo público.


Seja empático 

O seu negócio vende para pessoas! Portanto, antes de qualquer coisa, coloque o consumidor no centro de seu envolvimento. Cada detalhe faz a diferença em como o cliente se sente. 


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