Blog

Entenda como a estratégia cross selling pode fidelizar clientes

Entenda como a estratégia cross selling pode fidelizar clientes

As constantes atualizações do mercado demandam que as empresas reformulem seus serviços e apresentem soluções criativas e adaptadas às necessidades do cliente. Mais do que um mero processo de evolução, as mudanças tecnológicas podem ser oportunidades de negócio para quem deseja investir na segmentação e personalização do nicho de atuação. 


Um meio de alcançar este objetivo é conhecendo o público-alvo. Hoje, diversas ferramentas de dados apresentam relatórios que contextualizam o perfil de consumo dos clientes. Informações como histórico de compra, preferências e prioridades são decisivas para que a empresa entenda quem é o consumidor e quais são os seus interesses. Com esses dados em mãos, é possível oferecer conteúdos mais personalizados.


A partir de uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), traduzida para o português como Gestão de Relacionamento com o Cliente, por exemplo, uma empresa pode reunir e controlar todas essas informações. Com isso, torna-se viável montar uma estratégia de cross selling baseada em quem está consumindo o seu produto.


O cross selling, também conhecido como venda cruzada, busca oferecer um produto ou serviço complementar ao que foi adquirido pelo cliente. Mais do que induzir uma nova compra, a empresa apresenta uma oferta relacionada para completar a experiência do consumidor. É por isso que o uso inteligente de dados tem ligação direta com o cross selling. Se o mesmo cliente precisar de itens similares, a empresa estará preparada para atender às suas demandas. E isso só é possível quando a organização entende para quem está vendendo. 


Dadas as considerações, é possível concluir que essa estratégia é um modo eficiente de fidelização do público, pois quando bem atendido, o cliente retoma as compras e ainda indica os serviços da empresa para outras pessoas.


No entanto, como colocá-la em prática? Aqui estão alguns pontos importantes:


Jornada do cliente

A partir dos dados de navegação, entenda quais são os interesses do consumidor. Para tal, analise como foi o processo de descoberta da empresa e quais os caminhos percorridos pelo cliente até efetuar a compra.


Entenda o histórico 

Como citado anteriormente, o histórico indica dados fundamentais, típicos do perfil do seu público-alvo. Através do histórico, a empresa pode direcionar ações específicas e aperfeiçoar serviços.


Invista em fidelização 

Mais do que a oferta excessiva de produtos, verifique quais são as novas possibilidades de compra pelo cliente e quais soluções ainda podem ajudá-lo. 









Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário