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É necessário estruturar e documentar o processo de vendas

É necessário estruturar e documentar o processo de vendas

Muitas vezes negligenciadas, a estruturação e a documentação do processo de vendas são essenciais para um time de sucesso. 

 

Frequentemente, com a correria do dia a dia, pensamos apenas em vender o mais rápido possível e achamos desnecessário (ou não conseguimos) parar para planejar, estruturar e documentar cada etapa do processo. Entretanto, a longo prazo, ter todas as etapas bem estruturadas ajuda - e muito - na otimização de tempo, na produtividade e na eficiência do time de vendas. 

 

Em primeiro lugar, com a estruturação e documentação, é possível analisar o que funciona na hora da venda e criar um processo ensinável e replicável, facilitando o trabalho de todos do time e fazendo com que os resultados sejam alcançados mais facilmente, principalmente quando entrar alguém novo na equipe. Isso faz com que exista menos espaço para confusões e erros operacionais, melhorando o desempenho. 

 

Além disso, a estruturação e documentação proporcionam um trabalho mais alinhado entre os membros do time, entre o time e o gestor e entre o processo de vendas e o propósito e objetivo da empresa. Problemas de performance e padrões de comportamento também são mais facilmente identificados e corrigidos, o que contribui para o aperfeiçoamento do processo de vendas e para uma empresa e clientes mais satisfeitos e alinhados. 

 

E, por fim, ter o processo de vendas documentado ainda possibilita conhecer e analisar o perfil de consumo dos clientes, os produtos que têm mais saída e períodos de vendas, a fim de obter melhores resultados.






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