É necessário estruturar e documentar o processo de vendas
Muitas vezes negligenciadas, a
estruturação e a documentação do processo de vendas são essenciais para um time
de sucesso.
Frequentemente, com a correria do dia a
dia, pensamos apenas em vender o mais rápido possível e achamos desnecessário
(ou não conseguimos) parar para planejar, estruturar e documentar cada etapa do
processo. Entretanto, a longo prazo, ter todas as etapas bem estruturadas ajuda
- e muito - na otimização de tempo, na produtividade e na eficiência do time de
vendas.
Em primeiro lugar, com a estruturação e
documentação, é possível analisar o que funciona na hora da venda e criar um
processo ensinável e replicável, facilitando o trabalho de todos do time e
fazendo com que os resultados sejam alcançados mais facilmente, principalmente
quando entrar alguém novo na equipe. Isso faz com que exista menos espaço para
confusões e erros operacionais, melhorando o desempenho.
Além disso, a estruturação e documentação
proporcionam um trabalho mais alinhado entre os membros do time, entre o time e
o gestor e entre o processo de vendas e o propósito e objetivo da empresa.
Problemas de performance e padrões de comportamento também são mais facilmente
identificados e corrigidos, o que contribui para o aperfeiçoamento do processo
de vendas e para uma empresa e clientes mais satisfeitos e alinhados.
E, por fim, ter o processo de vendas
documentado ainda possibilita conhecer e analisar o perfil de consumo dos
clientes, os produtos que têm mais saída e períodos de vendas, a fim de obter
melhores resultados.
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