Blog

Planejamento estratégico: como desenvolvê-lo hoje mesmo

Planejamento estratégico: como desenvolvê-lo hoje mesmo

A sua empresa possui um planejamento estratégico?

De acordo com Kotler, professor universitário considerado o guru do marketing, um planejamento estratégico é o processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica, alinhando as metas e os recursos da organização, preparando-a para as mutantes oportunidades de mercado.

Na teoria, todo mundo sabe da importância do planejamento estratégico e que ele deve ser o primeiro passo do nascimento de qualquer empresa, serviço ou produto novo. Na prática, entretanto, muitas vezes ele acaba sendo esquecido, ignorado ou deixado para depois.

Confira, abaixo, 5 dicas para começar a desenvolver o planejamento estratégico do seu negócio hoje mesmo, seja ele novo ou não tão novo assim!

1. Antes de tudo, é preciso responder 3 perguntas fundamentais: Onde estou? Para onde quero ir? Como chegar lá?

2. Identificar e analisar a situação econômica, social e, até mesmo, ambiental do país e da área em que você pretende atuar.

3. Determine quais são os seus objetivos, que metas serão utilizadas para alcançá-los e quais indicadores serão usados para avaliá-los futuramente.

4. Estabeleça as ações que serão executadas, detalhando meta, estratégia ou técnica utilizada e qual será a ação prática.

5. Engaje a sua equipe, motivando-a e definindo funções e tarefas de acordo com as habilidades de cada colaborador.






Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário