Blog

O que é o processo de tomada de decisão e porque ele é tão importante dentro da empresa

O que é o processo de tomada de decisão e porque ele é tão importante dentro da empresa

Por mais que pareça simples, a tomada de decisão é um dos fatores que mais influencia o sucesso ou o fracasso de uma empresa, por isso, envolve um processo que precisa ser bem estruturado. Tomar decisões é muito mais do que dizer “sim” ou “não”: é preciso de muita estratégia, organização e planejamento, pois implica em uma enorme responsabilidade.

Para tomar uma decisão, existem alguns passos que devem ser seguidos. O primeiro é identificar qual é o problema, quais são as suas causas e consequências. Em seguida, é necessário coletar o maior número de dados possíveis que possam auxiliar, para uma decisão baseada em fatos, não apenas em suposições.

Depois disso, é hora de identificar e analisar as alternativas que podem solucionar o problema. Tendo todas as alternativas listadas e analisadas, o quarto passo é decidir qual é a melhor alternativa. Por fim, após a tomada de decisão, é de extrema importância fazer um acompanhamento para avaliar a eficácia da solução. Os resultados não podem ser negligenciados!

Dica de ouro: o erro de muitas empresas é achar que apenas o gestor e/ou os sócios devem ter voz na tomada de decisão. Desde a primeira etapa do processo, mas principalmente na hora de analisar as alternativas, é fundamental ouvir os colaboradores da sua empresa.

Afinal, eles fazem parte do dia a dia e sabem como as coisas funcionam na prática, contribuindo para uma tomada de decisão mais eficiente e segura.






Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário