Blog

Lucratividade vs. rentabilidade

Lucratividade vs. rentabilidade

Como você mensura o desempenho da sua empresa? Sabia que lucratividade e rentabilidade são coisas diferentes? No post de hoje, vamos te explicar a diferença entre esses dois conceitos que estão relacionados ao lucro líquido de uma empresa, mas têm pontos de vista e funções diferentes.


A lucratividade apresenta a margem de lucro líquida da empresa, o que ela de fato ganhou em relação ao que recebeu. O lucro líquido mostra os ganhos da empresa em relação ao faturamento, ou seja, o valor que sobrou para os sócios e acionistas após os custos com mão de obra, estrutura, impostos, etc. A lucratividade, então, é uma medida percentual que demonstra se a empresa consegue cobrir os seus custos e gerar um bom lucro com as vendas.


Já a rentabilidade é ligada a um investimento inicial e revela o quanto de retorno ele consegue proporcionar ao negócio. Ou seja, apresenta o quanto de retorno a empresa recebeu a partir do investimento inicial feito pelos sócios.


Para isso, é calculada a relação entre o lucro líquido e os investimentos. A rentabilidade é um cálculo que demonstra se um determinado investimento vale a pena para o negócio e é utilizada como um critério para a compra de ações, pois empresas rentáveis são muito almejadas.


Em suma, tanto a lucratividade quanto a rentabilidade tem relação com o lucro líquido e devem ser levadas em consideração na hora de mensurar o desempenho da sua empresa. Enquanto a lucratividade analisa o lucro final em relação ao faturamento das vendas, a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados.


Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato que te ajudamos!






Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário