Blog

Impacto da perda auditiva x Adaptação ao aparelho auditivo

Impacto da perda auditiva x Adaptação ao aparelho auditivo

Será que tem relação?


A audição é uma das funções do corpo humano que é prejudicada durante o processo do envelhecimento. A perda auditiva pode trazer prejuízos emocionais, psicológicos e cognitivos de forma distintas em cada indivíduo, podendo ser impactos na comunicação, nos meios sociais, em aspectos emocionais e na qualidade de vida. 


Saber escolher o melhor aparelho auditivo é essencial para proporcionar uma melhor qualidade de vida para aqueles que já não têm a mesma habilidade de ouvir como antigamente.


Os processos de seleção e adaptação dos aparelhos irão garantir aos usuários o melhor uso possível do seu resíduo auditivo, melhorando a audibilidade dos sons, permitindo melhor inteligibilidade do discurso e minimizando os efeitos indesejados da perda auditiva. 


Outra possibilidade para a otimização da inteligibilidade da fala em situações específicas, como telefone e televisão, são os acessórios. 


O que são os acessórios? 


Os acessórios são soluções para quem tem perda auditiva e, mesmo fazendo uso de amplificação sonora, encontra dificuldades em seu cotidiano, como assistir televisão, conversar no telefone ou ouvir um palestrante/professor em uma reunião/sala de aula, por exemplo.  


O aparelho auditivo é sempre a primeira solução para a perda auditiva. A função dos acessórios é potencializar o desempenho dos aparelhos, aprimorando a experiência auditiva de quem já usa o dispositivo. Eles oferecem uma solução específica e atendem de forma pontual uma queixa do usuário. 


Quais acessórios disponíveis no portfólio Rexton?


Smart Transmitter 2.4

Um dispositivo versátil que conecta os aparelhos auditivos ao som da televisão via bluetooth. O Smart Transmitter 2.4 é conectado à televisão e pareado com os aparelhos auditivos, permitindo que o usuário receba o som da televisão de forma direta, sem interferências e com qualidade sonora Dolby Digital. 


Smart Mic

O Smart Mic tem três funções: controle remoto, microfone remoto e interface para transmissão de áudio Android. 


Uma vez que os aparelhos são pareados com o dispositivo via bluetooth, o usuário terá a possibilidade de aumentar ou diminuir volume e realizar a troca de programas através desse acessório, além de ter acesso ao microfone remoto. 


Situações de fala com ruído são bem desafiadoras para quem tem dificuldade em ouvir mesmo com o uso de amplificação sonora. O barulho dificulta a distinção dos sons e acaba comprometendo a participação em reuniões, palestras ou eventos em ambientes com muito ruídos. Para essas situações, o uso do microfone remoto é um grande aliado para melhorar a inteligibilidade de fala. 


O Smart Mic funciona como um microfone sem fio. Em uma situação de sala de aula, por exemplo, o professor fica com o Smart Mic e a fala é transmitida diretamente para os aparelhos auditivos, sem interferência dos barulhos do ambiente, oferecendo para o indivíduo sons limpos e claros e melhora no desempenho da percepção de fala. 


Outra situação com maior desafio para entender o que é dito e que o Smart Mic pode ser uma grande solução é em relação a chamada telefônica. Os aparelhos auditivos são conectados com Smart Mic e esse acessório com o Smartphone Android via bluetooth. Assim, o usuário recebe as chamadas telefônicas direto para seus aparelhos, facilitando o entendimento do que é dito. E melhor ainda! Vídeos, músicas, mensagens acionadas no celular, o usuário também recebe diretamente nos aparelhos auditivos.


É importante ressaltar que você encontra aparelhos auditivos que se conectam diretamente ao Smartphone IOS no portfólio Rexton. 


Vantagens de adaptar os aparelhos auditivos com os acessórios


Como descrito acima, os acessórios otimizam o desempenho dos aparelhos auditivos e solucionam queixas específicas enfrentadas no dia a dia. Esses dispositivos ajudam a melhorar a inteligibilidade de fala em situações desafiadoras e fazem com que o ruído deixe de ser um problema na comunicação, proporcionando ao usuário mais conforto e confiança para compreender o que é dito.


Texto por Fga Isabela Queiroz






Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!

Compartilhar:

Posts Relacionados:

0 Comentários

Deixe um Comentário