COMO FAZER O MARKETING PARA O SEU NEGÓCIO
Sempre que o assunto
é marketing, não podemos deixar para segundo plano o investimento em redes
sociais. Afinal, elas são sua vitrine e a maneira de sua marca ser encontrada
24 horas por dia por quem procurar.
Segundo o relatório
Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, o Brasil é
o país que mais usa as redes sociais na América Latina. Esse já é um bom motivo
para começar a investir nelas hoje mesmo, certo?
É importante seguir
alguns princípios básicos na hora de criar seu perfil nas redes sociais e divulgar
seu produto e/ou serviço:
> Defina as
personas. As personas são um exemplo de cliente ideal para seu negócio. É importante
estabelecer faixa etária, gênero, localização, renda e alguns objetivos
específicos. A partir disso é possível estabelecer um caminho certeiro para chegar
até seu público.
> Conheça as redes
sociais, o perfil de cada uma e como elas funcionam. É importante saber onde
seu público está mais presente e qual o tipo de conteúdo que gera mais
resultados em cada rede. Não é porque você, como gestor, utiliza mais o
Facebook que a maior fatia do seu público está lá. Faça uma análise detalhada
de cada uma e lembre de adaptar seu conteúdo para que seja eficaz em todas elas.
> Qualidade ao
invés de quantidade. Não adianta estar presente em todas as redes sociais se o
seu conteúdo não for relevante para todos esses públicos. Também não adianta
sair jogando conteúdo para todos os lados, todos os dias, se ele não impactar
seu público de alguma maneira. Planejamento é a chave para o sucesso de
qualquer rede social.
> Crie
relacionamento. As redes sociais são o caminho mais curto entre empresa e público.
Elas permitem um contato mais direto em qualquer momento do dia. Lembre-se de
investir no mínimo uma hora por dia para responder mensagens, sanar dúvidas e
estar próximo do seu público.
> Encontre
inspiração. Faça uma análise crítica de outros perfis e outras marcas que encantam
você e adapte o conteúdo para a sua realidade.
> Monitore os
resultados. Não existe uma fórmula mágica para o sucesso nas redes sociais. Faça
testes de horários e de conteúdos, não tenha medo de perguntar para o seu
público o que ele está achando da sua presença por ali. Além de ser uma forma
prática e barata de apresentar sua marca, as redes sociais permitem que adaptações
sejam feitas diariamente para alcançar melhores resultados.
0 Comentários